I ❤ HQ’s

Início » Blog » I ❤ HQ’s

I ❤ HQ’s

OS BENEFÍCIOS DE LER HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Você é daqueles super-fãs de quadrinhos? Não se importa em gastar uns centavos a mais numa bela de capa dura? Sua mãe vive pegando no seu pé porque você está “grandinho de mais” para gibis?

Então temos algo muito importante para te dizer. Todas as vezes que alguém resolver lhe perturbar sobre seu amor incurável por quadrinhos você precisará dos argumentos necessários para se defender e ainda converter mais pessoas em leitores de HQ’s.

Ler revistas em quadrinhos ajuda pessoas as se organizarem mentalmente. Pesquisas apontam que quanto mais HQ’s uma pessoa lê melhor e mais organizadas elas se tornam em seus ambientes de trabalho e estudo, isso porque as “forçam” de certa forma o leitor ler de maneira correta a história fazendo uso dos quadrinhos na ordem certa, ou então não entenderá a história. Além disso os leitores desse tipo de história têm melhor desenvoltura interpessoal e de expressão e desenvolvem uma capacidade melhor de interpretação de texto. O único ponto negativo e divertido das HQ’s são as onomatopeias.

As onomatopeias são os sinais de ruídos das histórias em quadrinhos, são os famosos “bum”, “clash”, “cri-cri”, “pow”. O que acontece é que leitores de quadrinhos se acostumam tanto com essas pequenas interjeições no meio do texto que acabam fazendo uso delas em suas falas cotidianas. E muitas pessoas que não tiveram infância nem conhece nada de onomatopeias, acabam achando que é uma loucura no meio da conversa. Na verdade, é só um vício divertido na fala que acaba dando mais emoção à conversa.

Uma história pode ser vista, ouvida ou falada. As HQ’s são histórias vistas, ouvidas e faladas tudo ao mesmo tempo. Então qual a relevância disso? Bem simples! Ao ler uma HQ você trabalha três sentidos de uma só vez, forçando o trabalhar triplicado, aguçando os sentidos de maneira múltipla. Com esse três sentidos trabalhando juntos uma parte do responsável pela atenção e são ativadas. Ler histórias em quadrinhos te deixa mais criativo e focado.

Agora ninguém mais poderá dizer que ler quadrinhos é inútil. E você leitor assíduo, não perca costume deste vício benéfico.

E você que não é um leitor de quadrinhos e acha que seu filho/amigo está perdendo tempo. Bom, agora você já sabe. Não reprima este hábito. Incentive-o e faça parte dele.

E para incentivar este hábito a Comic Book Resources divulgou uma lista com o 100 melhores HQ’s da história. Entre eles estão o nosso querido Watchmen em primeiríssimo lugar e a história Maus que dentre todas é única que não tem super-heróis mas, conta a história real de um judeu durante a 2ª Guerra Mundial.

Histórias em quadrinhos um vício prazerosos que deve ser cultivado!

 

By | 2015-10-20T21:24:57+00:00 julho 20th, 2015|Coleções, HQs|0 Comentários

Sobre o Autor:

Bia
Bianca Talvez a criança mais esquisita do planeta terra. Leitora assídua desde ... sempre, caiu com um tropesso no curso de letras e ficou por lá mesmo. Definição rápida: Harry Potter, Senhor dos Anéis, Game of Thrones e Nárnia, só pra começar.

Deixar Um Comentário